Search results
Sep 25, 2006 · El cálido homenaje que tributó el Festival de San Sebastián a Joaquim Jordà, que comenzó con la ministra de Cultura entregando, a título póstumo, el Premio Nacional de Cinematografía ...
Veinte años más tarde, en 2004, Jordà se reencontró con algunos de aquellos trabajadores para realizar un nuevo documental, Veinte años no es nada, que revisita las vidas de algunas de las personas que habían formado parte de aquel episodio de lucha obrera.
Joaquín Jordá (Santa Coloma de Farners, 1935 - Barcelona, 2006) era realizador, guionista y traductor. Mones com la Becky (1999) y De nens (2003) son sus últimos documentales.
Joaquim Jordà Català (Santa Coloma de Farnés, 9 de agosto de 1935-Barcelona, 24 de junio de 2006) fue un cineasta español.
- Catarina Batista
- Julião Petruchio
- Bianca Batista
- Nicanor Batista
- Mimosa Gomes Da Costa
- Buscapé/Orozimbo de Sousa
- Cosme Granja
- Lindinha de Oliveira
- Calixto de Oliveira
- Neca/Leonor Fernandes
Rebelde, irascível, mas fascinante. Jurou jamais se casar, pois não quer ser dominada por um homem. Cria situações divertidas para afastar pretendentes e levam as pessoas a fazer o que ela quer. Moça de idéias modernas para a época. Quer dirigir um carro, escreve artigos sobre direitos femininos, participa de um movimento pró-mulher. Mas não é uma ...
Machão convicto, é um rapaz rude com idéias tradicionais, opostas a de Catarina. Tem um espírito gozador, quase cínico. Mas é caloroso, emocional, sincero e íntegro. Dono de uma fazenda produtora de queijos artesanais, herdada do pai, luta com dificuldade para pagar uma hipoteca. Jurou ao pai, antes de sua morte, nunca perder a fazenda. Também juro...
Irmã mais nova de Catarina, é seu oposto. Romântica, sonha em se casar. Gosta de bordar, cozinhar, lavar e passar, sendo criticada pela irmã. No início da história, está apaixonada por Heitor. O pai se recusa a permitir que ela se case ou fique noiva antes da irmã mais velha, o que a faz viver em luta com Catarina. No decorrer da trama, apaixona-se...
Pai de Catarina e Bianca. Um homem sério e muito rico, deseja ser prefeito de São Paulo. Representa a moral da época, pois é um conservador. Mas, como era comum, tem vida dupla. Sustenta outra família que não a oficial, sem que uma saiba da outra. E está prestes a começar uma terceira com a cocotte Kiki. Dificilmente resiste ao gênio de Catarina. S...
Empregada fiel da casa. Criou Bianca desde que o pai ficou viúvo. Adora Bianca e tem medo de Catarina. Viverá um romance lírico com Calixto, o dedicado empregado de Petruchio na fazenda.
Órfão, mulato, afilhado e protegido de Catarina, com quem concorda em tudo. Vive se metendo em situações engraçadas a mando dela.
Motorista de Batista. Ajuda-o no trato com suas duas famílias, arrumando álibis. É no carro que Batista se troca para encontrar a outra família.
É a jovem vilã da história. Bonita, faz o gênero doce e angelical, mas é sonsa. Vive tramando por trás. Quer ver Catarina longe, mas se faz de amiga. Sobrinha de Calixto, foi criada na casa de Petruchio, com quem sonha em se casar. Sabe que Januário é apaixonado por ela e usa-o para armar situações contra o amor de Catarina e Petruchio.
Antigo criado da casa de Petruchio, é quem fabrica os queijos. Bom caráter, paternal, é quase um pai para Petruchio, funciona como o “grilo falante” do personagem. Sabe que ele, no fundo, ama Catarina. Gosta de Mimosa, a quem conhece no decorrer da história.
Criada de Petruchio. Servidora fiel, mas sente pena da maneira com que Petruchio trata Catarina e procura ajudá-la. Ou seja, faz parte do “time” das mulheres. Gosta de Calixto e fica com ciúmes quando ele se aproxima de Mimosa.
Frei Joaquim de Santa Rosa de Viterbo (Gradiz, Guarda, 13 de Maio de 1744 – Santo Cristo da Fraga, Sátão, Viseu, 13 de Fevereiro de 1822), foi um historiador e religioso franciscano da Província da Conceição, pregador na sua ordem, cronista da província, notário apostólico, sócio correspondente da Academia Real das Ciências de Lisboa.
Biografia. Atriz e escritora, Rosa Lobato de Faria nasceu em Lisboa, no seio de uma família originária da Índia Portuguesa, com raízes aristocratas. Filha de Vera Corrêa Mendes de Bettencourt Rodrigues e de Joaquim António de Lemos Lobato de Faria, capitão-de-mar-e-guerra do porto da Figueira da Foz e de Caminha.